sábado, 4 de agosto de 2012

LÁ CHEGUEI!


NOTÍCIAS / EDUCAÇÃO

UFMA retoma matrículas de estudantes aprovados no Sisu

Natália Raposo / O Estado
06/07/2012 06h03
SÃO LUÍS - As matrículas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que haviam sido suspensas quarta-feira (4), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pelo Comando Local de Greve (CLG), já estão sendo realizadas normalmente. Apesar disso, poucos estudantes foram vistos na manhã de ontem matriculando-se para preenchimento das 2.668 vagas oferecidas para o segundo semestre. Segundo o diretor do Departamento de Organização Acadêmica (Deoac), Manoel Barros, menos de 300 matrículas foram feitas na categoria universal.
A Assessoria de Comunicação da UFMA informa que a paralisação foi um ato pontual ocorrido apenas na manhã de quarta-feira e que as matrículas continuarão sendo feitas, seguindo o calendário, até segunda-feira (9).
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de 3° Grau no Maranhão (Sintema), Mariano Azevedo, disse que as matrículas continuam inviabilizadas, a exemplo de outras universidades federais. “O nosso propósito, com isso, é fazer o governo abrir negociação com os técnicos administrativos em greve”, afirmou.
Apesar da afirmação do presidente do Sintema, O Estado esteve na UFMA na manhã de ontem e encontrou os setores administrativos realizando matrículas, mesmo com o pouco movimento de estudantes. No auditório do curso de Odontologia, nenhum aluno foi visto. Linair Martins, secretária do curso de Ciências Biológicas, disse que apenas uma estudante havia se matriculado naquele horário.
Na categoria escola pública, que se divide também em estudantes aprovados por cotas para negros, a procura também foi pequena. Madson Alberto Freitas, de 24 anos, se matriculou para o curso de Física. Ele conta que não encontrou dificuldade para se inscrever, apesar da greve dos técnicos administrativos. O estudante Michael Jackson, de 28 anos, estava na fila para se matricular no curso de Geografia. Ele disse ter ficado em dúvida quanto à paralisação. “Eu estava acompanhando pela televisão e pela internet. Devido à greve, houve um pouco de desinformação sobre as matrículas. Estive no prédio de Geografia, mas estava fechado”, disse.
O SiSU é um sistema nacional utilizado por quase todas as instituições públicas de ensino superior e que oferece vagas para candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos 642 mil candidatos a uma vaga nas universidades federais, apenas 30 mil foram selecionados. A UFMA foi a terceira instituição mais procurada do país, com mais de 100 mil inscrições.
Saiba mais
A greve das 58 universidades federais do país já dura 51 dias. Entre a reivindicação dos professores e técnicos administrativos estão mudanças no Plano de Carreira (PC-CTAE), redução da jornada de trabalho sem redução salarial, realização de concurso público e incorporação das gratificações ao salário-base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário